Fotografia 360º - uma nova forma de apresentar produtos no seu e-commerce

Atualmente todos sabem que imagens são importantes na hora de tentar vender algum produto. 

E, como a tecnologia está sempre à procura de novas facilidades, principalmente nos meios digitais, para as fotografias não seria diferente.

Imagina você, dono de uma marca, querendo vender seus produtos online: tênis, vestido, carro ou sofá, por exemplo. Para que seu cliente veja o produto, você precisa de fotos.

Mas, e se ao em vez de ele ver diversas fotos do produto, ele conseguisse vê-lo de todos os ângulos, como se estivesse realmente pegando o produto nas mãos ou girando em torno dele?

Isso já é possível com fotos 360º!

As marcas mais modernas e “antenadas” nas novidades já vem testando esse tipo de fotografia para seus produtos e estão percebendo uma melhora em suas conversões de vendas e fidelização de seus clientes.

 

Como esse tipo de fotografia funciona?

Ok, a parte óbvia do nome é que a fotografia 360º é chamada assim porque produz uma imagem do produto em um ângulo de 360º. Mas ela também é conhecida como fotografia panorâmica imersiva e na verdade é feita através da junção de várias imagens de um produto para dar a impressão de que o cliente está no local fotografado.

Explicando melhor:

Em uma foto 360º você consegue ver todos os ângulos do ambiente ou do objeto, basta mover o mouse do computador ou o touch screen do celular com o dedo.

Em fotos normais, existe apenas o recorte da imagem. Nas imagens 360º não há esse limite do recorte, fornecendo uma experiência de realidade virtual ao consumidor.

Para produzi-la, é utilizada uma câmera que possui um ângulo maior de visão e o produto fica disposto em cima de um equipamento giratório que captura diversas imagens durante a rotatividade.

 

Motivos para investir em fotos 360º:

Se já existe a fotografia normal utilizada em um e-commerce, qual motivo fará uma marca optar por esse tipo de imagem  diferenciada?

1-    Diferentes experiências 

Por ter movimento de rotação, nas fotos 360º o consumidor vivencia uma experiência quase que de interação com o produto, ao girar a imagem através do mouse ou touch screen.

 2-    Para agregar valor ao produto

Conforme comentamos anteriormente, as fotografias exercem um papel muito importante na hora de uma venda online, por isso, quando mais fácil e real for a experiência do consumidor, maiores as chances de uma conversão.

Estudos realizados  pela SpinMe  e  E-commerce Zagg

Estudos realizados pela SpinMe e E-commerce Zagg

 

Utilizar essa nova forma de mostrar imagens representa um diferencial competitivo muito importante, principalmente para quem atua em segmentos em que o apelo visual é fundamental, como em e-commerce de roupas e produtos no geral.

Curtiu? Se quiser entender melhor sobre essa tecnologia e ver como ela pode ajudar com o e-commerce da sua marca, entra em contato com a gente!

Caio Costa