Fotógrafos de produtos: dicas para uma excelente imagem

Fotógrafos de produtos que somos, concordamos com o velho ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Principalmente quando o assunto é e-commerce. Afinal, você já deve ter percebido o quanto uma foto bem feita faz com que as características de um bom produto saltem aos olhos do consumidor, de maneira que muitas vezes a compra se torne irresistível.

No artigo a seguir, convidamos nossa equipe de fotógrafos para revelar algumas dicas quentíssimas dos bastidores de uma ótima fotografia de produto. Todo aquele trabalho que precede a imagem final: editada e bonita! 

Leia com atenção, seja você um empreendedor interessado em abrir uma loja on-line ou um curioso consumidor, que deseja saber por que aquela nossa foto com celular nunca fica profissional, “limpa” e bem iluminada como a foto daquele site referência em e-commerce.

O que acontece antes dos cliques

O trabalho de um fotógrafo de produtos começa muito antes de disparar o botão da câmera. E-commerces têm uma quantidade enorme de produtos, e por isso é preciso organização para evitar a perda de tempo e energia com peças faltando, itens errados ou coisas do tipo.

Assim, quando o fotógrafo chega, a primeira coisa a se fazer é o romaneio dos itens, isto é, uma listagem e conferência de tudo o que será clicado. Se não for constatado nenhum problema, como danos e avarias, os artigos seguem para a etapa de produção.

Roupas e acessórios, por exemplo, são passados e pendurados na ordem em que serão fotografados. Itens que vão compor looks e serão vestidos em modelos também são separados e organizados segundo a ordem de cliques.

Outros tipos de objetos, como artigos de perfumaria, decoração, celulares, joias, brinquedos, são retirados das embalagens, limpos e igualmente organizados na ordem a serem clicados. Todo este controle e rigor sequencial é importante para facilitar os próximos passos do processo.

Montagem dos sets, testes de luz e preparação do estúdio a ser usado pelos fotógrafos e restante da equipe também fazem parte dessa etapa de pré-produção.

A importância dos nomes

No computador, depois de as fotos terem sido feitas, conferidas e tratadas, é hora de renomear os arquivos. Trata-se de uma fase essencial do processo de produção, pois arquivos com nomes incorretos geram conflitos quando inseridos nas plataformas de venda. E, quando há muitos arquivos, localizar tais problemas não é uma tarefa nada fácil – e pode acarretar atrasos. Imagine a confusão ao trocarmos um “8” por um “B”, ou um “0” por um “O” no nome do arquivo, por exemplo.

Existem softwares voltados especialmente para se renomear arquivos em lote. Nós aqui utilizamos o Name Mangler em computadores Apple e o Easy File Renamer em sistemas Windows. Ambos renomeiam os arquivos de acordo com o nome da pasta em que estão localizados, além de permitirem inserir uma extensão que deixa clara a ordem dos mesmos nas plataformas de e-commerce, um pré-requisito bastante comum e muito prático.

Backup nunca é demais

A fim de não correr qualquer risco de perder arquivos e para acelerar o processo de edição, nós aqui da Snapcomm fazemos os cliques com a câmera já ligada no computador, para que as fotos sejam direcionadas e salvas no HD.

Além disso, definimos uma pasta que cria um backup automático dos arquivos na nuvem. Isso aumenta o nível de segurança e permite ainda que as imagens sejam acessadas tanto pelo cliente quanto por nossa equipe em tempo real.

Para este serviço, utilizamos qualquer plataforma de armazenamento em nuvem, como o Dropbox ou Google Drive.

Luz, câmera e cliques bem-feitos!

Iluminar os objetos a serem clicados com uma boa técnica é crucial. Afinal de contas, fotografia é luz e uma imagem escura ou com iluminação inadequada significa retrabalho, custos extras, como a devolução de produtos, por exemplo, prejudica o planejamento de vendas do cliente e afeta a relação profissional entre as partes. Um verdadeiro stress que pode ser evitado de maneira simples.

Outro ponto: a iluminação certeira ajuda – e muito – a fase posterior aos cliques, de edição. Essa é a etapa mais trabalhosa e demorada de todo processo, que pode se tornar mais tranquila com uma foto que já chega “pronta”, isto é, sem necessidade de muitos retoques para ficar apresentável.

Conheça a Snapcomm

E aí, gostou das nossas dicas? Agora é partir para os cliques, sejam eles da máquina fotográfica que fará as imagens – ou do mouse que comprará os produtos.

Somos uma produtora de fotografias comerciais especializada em criar conteúdo visual para todos os canais de vendas e marketing do mercado de bens de consumo. Planejamos e produzimos imagens para empresas, com foco em operações de médio e grande porte.

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