Qual o melhor formato de produção de fotos de produto para a sua empresa?

Levantando informações com clientes de médio e grande porte e também na nossa base de dados, montamos esse material para explicitar diferentes modos de produção de fotografias e também qual é o formato ideal de acordo com o estágio de maturidade de cada negócio. 

Todos precisam de fotos para vender e se comunicar na internet: imagens convencem os clientes de que aquele é o produto para eles. Além disso, imagens de produtos de alta qualidade têm uma chance 40% maior de serem compartilhadas organicamente nas redes sociais.

A partir do momento em que uma empresa atinge um certo patamar de demanda de conteúdo visual, é preciso decidir entre internalizar ou terceirizar, total ou parcialmente, a sua produção de imagens para comunicação e vendas.

Pela nossa experiência, é importante ter em mente os seguintes pontos:

  • Em que estágio de maturidade se encontra a comunicação da sua empresa? O conteúdo visual já ocupa uma função estratégica a ponto de existir verba dedicada a esse fim?

  • 
Você consegue medir o impacto do tempo de entrega dos arquivos para as suas atividades? Qual lead time (prazo de entrega) deste serviço é importante para a sua operação?

  • 
Você tem um mapa de uso das imagens dentro da sua empresa? Entende quais características da prestação do serviço mais influenciam nos resultados do seu planejamento?

  • Você precisa de quantas sessões por trimestre para produzir conteúdo?

É sobre isso que falamos nesse artigo. Boa Leitura!



Como os provedores de fotografia comercial diferem entre si?

Sua primeira tarefa é decidir que tipo de serviço fotográfico se adapta melhor às suas necessidades. Quando se trata de fotos para setor varejista, geralmente há 3 modelos que podem funcionar para você:

  • Fotógrafos Independentes (Freelancers)

  • Estúdio Internalizado

  • Estúdio Full Service

Não há escolha certa ou errada aqui. Todas as opções têm seus prós e contras, o que significa que você terá que decidir qual serviço atenderá melhor às suas necessidades gerais.


Fotógrafos Independentes (Freelancers)

Fotógrafos independentes se dividem entre generalistas e especialistas. Os profissionais generalistas produzem estilos variados de imagens, desde fotos de eventos a fotografia de alimentos, não possuem muitos equipamentos e não tem técnica aprofundada em todos os produtos que oferecem.

Os fotógrafos especialistas oferecem poucos serviços dentro de um estilo específico de fotografia. Você encontrará especialistas para fotografia de produtos, moda, arquitetura, eventos, corporativo, industrial, etc. Existem ainda fotógrafos hiper-especializados para cada nicho. Esses profissionais possuem todos os equipamentos necessários e processos para realizar os projetos.


PRÓS

  • Você terá muitas opções de escolha

  • A negociação de valores pode ser mais fácil ao lidar com apenas uma pessoa

  • Valores menores que produtoras, em geral

  • Se você tiver acesso a profissionais especializados no seu segmento e sua demanda for baixa, eles serão a sua melhor opção

CONTRAS

  • 
Normalmente não possuem a infraestrutura e conhecimento para projetos maiores

  • O tempo de entrega dos materiais é muito sensível ao aumento de demanda geral do profissional

  • Os fotógrafos independentes estão frequentemente ocupados por trabalharem sozinhos e eventualmente podem não ter espaço na agenda dentro do prazo necessário para um projeto

  • Fotógrafos comumente não possuem experiência corporativa e eventualmente é possível passar por acontecimentos pouco profissionais

Estúdio de Fotografia Internalizado

Se seu fluxo de novos produtos é intenso e você precisa de muito conteúdo diariamente, internalizar a produção de imagens é a melhor opção. Com equipe e equipamentos próprios, é mais simples padronizar resultados e ganhar velocidade nas atividades que precisam desse insumo.

PRÓS

  • Produção de conteúdo à vontade e sem restrições

  • Controle completo de qualidade 

  • Equipe especializada à sua disposição

  • Você pode manter uma infraestrutura interna e terceirizar a operação

CONTRAS

  • Investimento alto com implantação

  • Custos fixos altos com equipe dedicada e manutenção de espaço e equipamentos

  • Ocupação contínua de pelo menos 100 m2 de espaço para operar

  • Dificuldade para encontrar profissionais experientes para a função de gestão da operação que tenham conhecimento técnico aprofundado

Estúdio de Fotografia Full Service

Um provedor de serviços fotográficos full-service faz sentido se sua demanda de produção é regular - algumas sessões por mês, mensal, bimestral ou com demandas pontuais ao longo do ano - ou então se sua empresa tem necessidades especiais, como uma janela de produção apertada para produzir muitas imagens, por exemplo. Normalmente, estes estúdios operam como agências, oferecendo uma gama completa de serviços ao mesmo tempo em que lida com projetos maiores com facilidade.

Essas empresas não são tão comuns quanto os fotógrafos freelancers e, em alguns casos, você pode precisar procurar a cidade mais próxima para encontrar um.


PRÓS

  • Estúdios especializados podem oferecer soluções especiais de produtividade e entrega

  • 
Melhor capacidade de lidar com a logística de envio e armazenamento de itens

  • 
Podem operar como gestores de estúdios in-house com os mesmos resultados

  • Negociações de valores expressivos e atreladas a contratos de médio a longo prazo


CONTRAS

  • Se a produtora não estiver na sua região, seus custos de logística serão maiores 


  • Sem um contrato, pouca demanda pode significar um custo mais elevado por pedido

  • Know-how de produção do seu conteúdo pertence a terceiros

  • Custo alto em caso de transição para novo fornecedor depois que a operação já está em funcionamento

Como você pode ver, nenhuma dessas questões está relacionada ao custo da fotografia em si, mas sim às suas necessidades exclusivas como cliente. Se seu caso tiver necessidades mistas, converse com fornecedores diferentes para comparar idéias de soluções customizadas.


Que valores adicionais de fotografia você pode prever?

Qualquer que seja o preço que o seu fornecedor em potencial, é importante estar ciente de que pode haver custos adicionais. Geralmente, eles estão relacionados a características dos seus itens e a quaisquer requisitos especiais envolvidos na criação de imagens para cada projeto.

Alguns exemplos de encargos extras surgem quando os seus produtos ou projetos têm características singulares, como:

  • Serem grande demais e precisarem de equipamento especial ou mais pessoas na equipe para serem manuseados

  • Seus produtos requerem preparação específica e produção além do normal, ou seja, que já está inclusa num orçamento comum. Cobranças adicionais para o styling de fotografia também levarão em consideração quaisquer suprimentos especializados ou até mesmo conhecimento profissional necessário, juntamente com suas necessidades

  • Se você deseja que seus produtos sejam fotografados em um cenário, é necessário contratar mão de obra especializada ou então produzir numa locação, que acarreta em custos de logística e produção

  • Fotos com modelos usando produtos em cenários ou mesmo em estúdio significa cobranças adicionais pelos modelos, maquiadores e produção de roupas para a composição

  • Imagens criativas possuem um custo adicional de criação e direção de arte

Como você pode ver, os estúdios de fotografia cobram montantes adicionais para situações e produtos exclusivos que vão além do preço básico devido ao trabalho, equipe e equipamentos extras necessários.

Que outros custos de projeto de fotografia você deve considerar?

Independente do modelo de produção, você precisará contabilizar custos financeiros e de tempo para preparar seus produtos.

Você vai querer contabilizar quaisquer horas potenciais de perda de produtividade em seu próprio negócio, já que pelo menos uma pessoa da sua equipe precisará separar os produtos que devem ser enviados, retirá-los de seu estoque e os despachar. 

Você também deverá ter alguém na equipe que seja o ponto central de comunicação entre a sua empresa e o fornecedor. Dependendo do tipo de serviço contratado, será necessária a sua presença, ou de outro representante de sua empresa, durante as sessões.

Por fim, lembre-se de que há riscos envolvido: acidentes podem acontecer - e seus produtos podem ser extraviados durante o transporte ou serem danificados durante a sessão de fotos. Dependendo de seus produtos, pode valer a pena olhar as apólices de seguro que podem protegê-lo em tais situações, mesmo que seja apenas para minimizar riscos e trazer mais tranquilidade.

Como calcular o impacto financeiro das suas fotos

Definido o melhor formato de produção, o próximo passo é calcular o retorno sobre o investimento na operação. 

Na fotografia, porém, temos algumas questões, como a quantidade de valores subjetivos que esse tipo de serviço carrega e o quanto certos parâmetros são difíceis de serem contabilizados. Por exemplo:   

  • Quanto a estética de uma foto influencia na decisão de compra do cliente? 

  • Como projetar o desempenho de uma foto em cada canal? 

  • Quanto tempo seu time gasta com serviço acumulado por eventual atraso na entrega de imagens? Atrasos de entrega impactam a entrega de outros fornecedores envolvidos?

Embora estes fatores exercem enorme influência, maioria das empresas não possuem esses dados basicamente por serem muito intangíveis.

Por outro lado, é possível medir o quanto a produtividade diária e de entrega se transformam em economia, já que quanto mais fotos forem produzidas em um dia e quanto menos tempo se leve para receber as imagens, mais rápido seus produtos sairão do estoque, criando um efeito imediato não somente no faturamento, mas também em economia de tempo da sua equipe e, com fotos feitas corretamente, redução de custos de devolução de itens por parte de seus clientes.

Considere, então:

A. Tempo médio entre o momento em que seu estoque recebe um novo produto e o momento em que as imagens estão prontas para serem distribuídas

B. Custo de armazenamento dos produtos (storage)

C. Custo médio mensal com devoluções por falta de fidelidade da foto com o produto

D. Taxa de conversão em vendas de seu site

O item A diz respeito a quanto tempo você pode reduzir seu ciclo de vendas por conta de um lead time menor e, consequentemente, beneficiar seu fluxo de caixa, reduzindo eventuais custos com juros ou até mesmo negociando descontos com seus fornecedores devido a prazos menores para pagamento.

Os itens B, C e D estão diretamente relacionados com redução de custos e/ou aumento de faturamento, beneficiando a lucratividade de seu negócio.

Com estes valores em mãos, você consegue olhar para seus custos atuais e definir se valeria ou não a pena investir mais para receber os arquivos com prazo menor e/ou com maior qualidade e verossimilhança em relação a seus produtos físicos, além de poder calcular seu verdadeiro ROI.

Para entender o impacto do relacionamento do fornecedor com a sua equipe, será preciso acompanhar a quantidade de contatos feito entre as partes e retrabalhos; se houverem atrasos, entender com o time de vendas o que eles estimam ter perdido. O mesmo deve ser feito com a equipe de marketing. Por fim, levantar custos extras adjacentes, como horas extras de equipe por terem que colocar o material no ar fora do horário normal de expediente, por exemplo.

Conclusão

Neste artigo, fornecemos várias informações que você precisa para ter clareza na escolha do melhor modelo de produção de imagens de produto para o seu negócio.

Esperamos ter ajudado a refletir sobre os efeitos que o fornecedor de um insumo tão essencial pode criar no seu planejamento, além de conhecer formas de quantificar os custos e o impacto financeiro das suas imagens.

Agora tudo depende de definir o que funciona para a sua empresa e melhorar os resultados!


Sobre a Snapcomm

Somos uma produtora de fotografias comerciais especializada em criar conteúdo visual para todos os canais de vendas e marketing do mercado de bens de consumo. Planejamos e produzimos imagens para empresas, com foco em operações de médio e grande porte.