Conheça a estrutura básica para se montar um estúdio de fotografia

Ter seu próprio estúdio de fotografia é o sonho de muitos profissionais. Podemos dizer pela nossa própria experiência que de fato essa conquista é motivo de muita satisfação e um grande salto na carreira. Se você almeja esse caminho ou está prestes a trilhá-lo, recomendamos alguns cuidados – para que o sonho não se torne um pesadelo.

As dicas abaixo foram compiladas pela diretora de fotografia de moda e sócia da Snapcomm, Vivi Gondek.

Ter as ferramentas e materiais de apoio corretos no estúdio facilita demais todo processo de trabalho

Qual linha seguir

Antes de abrir o estúdio, é preciso que o profissional tenha muito claro em mente qual linha de trabalho vai seguir. Serão fotos para e-commerce, still, newborn, ensaios com pessoas? Tudo isso influencia na estrutura que você precisará ofertar, quais equipamentos deverá adquirir etc.

Como o foco da Snapcomm é em e-commerce, mídias sociais e moda, abordaremos as necessidades de um estúdio para essas categorias de fotografia.

Espaço

Recomendamos que o estúdio tenha no mínimo 16m², ou seja, 4x4m. Além disso, o ideal é que o pé direito seja de 3m para cima.

Dessa maneira, você conseguirá estender com perfeição o papel branco infinito, extremamente necessário para as fotos de e-commerce. “Além disso, é preciso uma certa distância e um mínimo de altura para ser possível enquadrar tudo certinho; caso contrário, a imagem pode ficar estranha”, observa Vivi.

O lugar escolhido também deve permitir que a selagem da luz seja feita com facilidade. Isto é, as janelas precisam ser bloqueadas com algum material, seja uma cortina blackout ou mesmo um papelão. Afinal, um fotógrafo precisa ter controle total da luz no ambiente.

Outro ponto: o chão tem de estar nivelado e sem texturas, caso contrário, serão formadas ondulações no papel branco infinito, o que compromete a qualidade do clique.

Se você pretende trabalhar com fotos still, talvez seja interessante você contar ainda com um manequim invisível e uma mesa para dispor os produtos a serem clicados sobre ela. Uma mesa grande retrátil (facilmente encontrada na Leroy Merlin) onde você vai apoiar tudo da pré-produção e uma mesa própria de still (que pode ser montada com cartolinas e fórmicas brancas) são versáteis. 

Equipamento

De início, recomendamos que o profissional tenha um kit com três flashes e pelo menos um modificador, seja ele uma soft ball ou uma panela. O ideal é contar ainda com dois tripés com suporte para o fundo infinito e um rebatedor. Todos esses itens podem ser achados com preços mais em conta em lojas como a Ekoban (www.ekoban.com.br) e a Lumitec (www.lumitec.com.br). Outro site muito bom para comprar flashes de fabricação brasileira é o Phoco Studio (www.phocostudio.com.br). 

“Já as câmeras, no início da Snapcomm comprávamos usadas. São fáceis de serem encontradas e, se a quantidade de cliques não for absurda, o custo-benefício vale a pena”, observa Vivi. Segundo ela, sites como OLX, Enjoei e mesmo no Mercado Livre há muitas delas à venda. Uma lente 24 70 também será uma peça chave, podendo ser usada tanto em still como fotos com modelo

Além disso, não é necessário que um iniciante adquira logo de cara uma câmera full frame, que são muito caras. Quando a demanda do estúdio aumentar e o caixa estiver estável, aí sim é o momento de investir neste tipo de equipamento mais sofisticado.

Alguns de nossos equipamentos básicos em sessão com modelo no estúdio da Snapcomm

Workflow

Ter um processo de trabalho organizado também é de extrema importância em um estúdio. De pouco vale uma estrutura maravilhosa se suas sessões e suas entregas forem uma bagunça. O cliente sairá insatisfeito na certa.

Por isso, não se iluda: você vai precisar de um assistente.

Esse profissional é essencial para organizar e agilizar todo processo de trabalho, desde auxiliar você a posicionar melhor os objetos, passar as roupas a serem usadas no shooting, renomear arquivos digitais etc. Em suma, ele será o seu fiel escudeiro.

Fotos still com mesa e fundo brancos, dois recursos que você precisa ter no seu estúdio

Programas e apps

Fique esperto também com relação ao programa que você irá utilizar para organizar as fotos. Há quem assine o pacote Adobe, que contém o Lightroom.

Nós usamos o Capture One, que permite renomear as pastas na hora, acessar as imagens por meio de bip e corrigi-las de forma muito mais fácil antes de processá-las em um tamanho maior.

Além disso, nunca salve todos os arquivos apenas no seu computador.  “Principalmente em e-commerce, fazemos muitas fotos por dia, o que torna muito fácil se perder no meio do processo”, explica Vivi.

Assim, ou você pode ter um HD externo muito bom , ou assinar armazenadores digitais em nuvem, como o Dropbox ou Google Drive. Esse tipo de suporte também facilita bastante o envio das imagens para o cliente, uma vez que basta disponibilizar um link.

Precificação

Todos esses itens irão constar no quanto você irá cobrar do cliente. Além do investimento inicial, lembre-se que você terá de incluir nessa conta a assinatura dos softwares contratados, o pagamento do assistente – e os gastos com energia, telefone, internet etc. do estúdio. 

“Tudo para oferecer um produto final de qualidade, de maneira rápida e profissional”, completa Vivi.

Luz, câmera e ação: já fez sua lista com a estrutura básica para seu estúdio de fotografia?

Contato

Ficou alguma dúvida ou deseja saber mais sobre nosso trabalho? Por favor, entre em contato!