Calcule o impacto financeiro das fotos do seu e-commerce

Em nosso último artigo, explicamos quais são os principais formatos de produção em fotografia para que você tome ciência da que melhor pode suprir suas necessidades. O próximo passo agora é calcular o retorno sobre todo investimento na operação. Em outras palavras: qual o impacto financeiro das fotos do seu e-commerce.

Antes, é preciso deixar claro outro ponto. Independente do preço que o fotógrafo freelancer ou o estúdio de fotografia irá cobrar inicialmente pelo serviço, pode haver custos adicionais. Esses, em geral, estão relacionados às características físicas dos objetos ou dos recursos necessários para que a foto saia perfeita para cada projeto.

Quanto mais indicadores, mais controle você terá para saber o impacto das fotos em seu negócio

Adicionais

Assim, podem surgir encargos extras se:

. Os itens forem grandes demais e precisarem de equipamento especial ou mais pessoas na equipe para manuseá-los;

. Os produtos forem fotografados em um cenário que exija, por exemplo, locação de algum espaço ou outros custos logísticos;

. Uso de modelos;

. Os produtos exigem algum tipo de preparação específica, produção além do normal ou um estilo de fotografia que necessite de mais equipamentos ou expertise do profissional (fotos analógicas, por exemplo).

Outras variáveis

Além desses adicionais, é necessário que você considere no preço final de cada fotografia:

. Custo financeiro e de tempo para preparar os produtos a serem clicados;

. Perda de produtividade, uma vez que pelo menos uma pessoa de sua equipe será deslocada para separar, despachar e cuidar dos produtos a serem enviados para a sessão;

. Presença de alguém da empresa (ou de você mesmo) durante o shooting;

. Imprevistos e acidentes: itens podem ser extraviados ou danificados durante o transporte ou mesmo na sessão. Aliás, dependendo do produto escolhido, talvez valha a pena a garantia de um seguro para deixá-lo mais tranquilo.

Quanto uma sessão de fotos produtiva pode gerar de economia para a sua empresa?

Cálculo do retorno

Fora tudo o que já pontuamos, é preciso considerar algo não muito fácil de parametrizar: o valor subjetivo das imagens.

Isso leva em conta: quanto o arranjo estético de uma foto influencia na decisão de compra do cliente? Qual será o desempenho dessa imagem nas redes sociais? Quanto o atendimento do fornecedor impacta na produtividade da sua equipe? Quanto tempo seu time gasta em serviço acumulado caso haja um eventual atraso na entrega das fotografias? Esse atraso impacta outros fornecedores?

A mesma lógica pode ser aplicada de maneira positiva. Ou seja: é possível medir, por exemplo, o quanto uma sessão produtiva, com boa entrega, pode gerar de economia. Afinal, quanto mais fotos forem feitas em um dia, menor será o tempo para o recebimento das imagens, mais rápido os produtos serão vendidos e sairão do estoque.

Isso impacta no seu faturamento e na economia de tempo gerada em toda sua equipe. Além disso, fotos bem-feitas, bem-produzidas, que retratam fielmente as características do produto diminuem os custos de devolução de mercadoria por parte dos clientes.

Tenha em mente

Para chegar a esse cálculo, considere:

. O tempo médio entre o momento em que seu estoque recebe um novo produto e o instante no qual a foto está pronta para subir para o e-commerce;

. O custo de armazenamento dos produtos (storage);

. O custo médio mensal com devoluções, por conta de fotos que não representam corretamente as mercadorias;

. A taxa de conversão em vendas do seu site.

Uma boa foto pode reduzir seu ciclo de vendas, beneficiar seu fluxo de caixa, diminuir eventuais custos com juros – ou até mesmo auxiliar em descontos com fornecedores por causa dos prazos menores de pagamento.

Dessa maneira, quanto mais indicadores e parâmetros você conseguir estabelecer, mais controle você terá para saber o impacto que os serviços de fotografia geram para o seu negócio.

Não é uma tarefa simples, mas as dores iniciais de implantação dessas medições certamente irão se transformar em vantagens a posteriori.

Dentro da nossa experiência, adiantamos para você que contar com um bom serviço de fotografia é crucial para o comércio online. E, quanto mais coordenado sua empresa estiver para atender às necessidades das sessões de fotos, mais os impactos operacionais serão reduzidos e os benefícios surgirão.

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