Como o formato, dimensão e tamanho das imagens são importantes para o seu e-commerce?

Atentar-se para o tamanho e formato dos arquivos de imagem é uma tarefa essencial para quem deseja um e-commerce de qualidade, rápido e funcional. Ambos os fatores influenciam na velocidade do carregamento e visualização da página – o que pode comprometer diretamente a efetivação da compra.

Tanto o formato, quanto o tamanho do arquivo determinam a qualidade da imagem do produto. Como a apresentação visual é um dos recursos mais importantes de uma loja online, é preciso que o fechamento do arquivo seja feito de forma correta para que o arquivo não perca qualidade sem necessidade e não o carregamento das páginas.

Ou seja, quanto mais confortável, atraente, segura e prática for a experiência de navegação do usuário, melhor. Funciona mais ou menos como a diferença entre viajar por uma rodovia asfaltada com perfeição e uma estrada cheia de buracos.

De que forma você quer que as pessoas cheguem até a sua casa?

Formatos de arquivo e qualidade da imagem

Jamais utilize imagens de baixa resolução em seu e-commerce. Elas irão aparecer embaçadas e quadriculadas se forem salvas de forma incorreta. Os clientes logo irão notar o desajuste, perderão o interesse e, pior: ficarão com uma lembrança ruim sobre a sua loja.

Dessa maneira, é preciso que as imagens tenham uma boa relação entre a dimensão do arquivo (quantidade de pixels) e o seu tamanho (quantidade de bytes), pois quanto mais pixels uma foto possuir maior será o seu tamanho e é preciso equilibrar esses dois parâmetros.

Em geral, no e-commerce, três formatos de arquivos são utilizados comumente: PNG, JPEG (ou JPG) e WebP.

Arquivos PNG suportam transparência e geralmente tem mais qualidade que JPGs, mas em contrapartida são arquivos que ficam com um tamanho muito maior. Por isso são mais utilizados em páginas de venda com um design diferenciado, que precisam dessas características. Além disso, PNGs também são utilizados para montar artes para banners e anúncios, que no fim se transformam em JPGs por conta do tamanho.

Também conseguimos imagens de alta qualidade com JPGs se aceitarmos arquivos mais pesados, mas nesse formato é possível controlar o tamanho final e alcançar o equilíbrio entre dimensão x tamanho com mais facilidade. Isso faz com que o JPG seja mais utilizado nas páginas de produto atualmente.

Já os arquivos WebP são um formato novo criado pelo Google pensado especialmente para o ambiente web, para substituir tanto JPGs quanto PNGs. Com o WebP é possível ter imagens com transparência e controlar manualmente o tamanho final do arquivo, sendo que ele já é “naturalmente” menor. O único revés desse formato de arquivo é que ele ainda não é aceito pela maioria das plataformas, estando restrito às maiores delas e ainda assim com algumas restrições, como o arquivo precisar subir como um JPG ou PNG e ser transformado em WebP de forma automática dentro do sistema após o upload, removendo uma parte controle mencionado.

Tempo de carregamento e Bounce Rate

O tempo de carregamento das imagens influencia diretamente no Bounce Rate do seu site. 

Bounce Rate é a taxa de rejeição de uma página e é calculada toda vez que um visitante entra e sai dela imediatamente. Se o índice é alto, significa que os visitantes não estão encontrando o que procuram ou que tiveram uma má experiência.

Páginas que demoram muito para carregar, por exemplo, criam uma má experiência. Em geral, a lentidão é provocada pela presença de arquivos muito grandes em seu site, em especial imagens ou vídeos. Formatos de arquivos pouco usuais também podem sofrer problemas de abertura e levar sua Bounce Rate às alturas.

A taxa de bounce do seu site é um indicador que deve ser levado a sério. Se ele for alto, seus recursos de marketing e vendas estarão sendo desperdiçados com visitantes indo embora antes mesmo de consumir seu conteúdo.

Dicas para otimizar arquivos

1- Como descobrir o melhor tamanho das imagens para sua plataforma

Muitas plataformas informam as dimensões e tamanho máximo dos arquivos que elas suportam, mas nem sempre eles são os melhores. Se for feito o upload de um arquivo de 3000x3000 pixels com tamanho de 5 megabytes, esse arquivo será comprimido automaticamente até ficar leve o suficiente sem mudar as dimensões e esse processo normalmente estraga as imagens.

O ideal é primeiro encontrar a dimensão mínima em que as imagens fiquem com uma boa qualidade quando ampliadas (zoom) e a partir dessa informação encontrar o tamanho mínimo que mantenha a qualidade.

Se a plataforma só aceitar uma única dimensão, as imagens devem subir já com esse tamanho, com o menor tamanho possível.

2 - Conversores de arquivos online grátis

Existem sites que fazem todas as alterações que você precisa de forma gratuita. Por exemplo:

Salvar arquivos em qualquer formato - https://convertio.co/image-converter/
Alterar as dimensões dos arquivos - https://www.adobe.com/express/feature/image/resize
Alterar tamanho dos arquivos - https://imagecompressor.com/pt/

Se preferir ter mais controle sobre o resultado, você pode usar o Photopea que é basicamente um Photoshop online.

3 - Imagens com fundo branco são mais leves

Imagens com muitas cores, especialmente as escuras, serão muito mais pesadas do que imagens claras. Se seu site precisar de imagens muito leves por qualquer razão, procure trabalhar com imagens com muito espaço em branco para conseguir manter o equilíbrio entre tamanho e qualidade.

Conclusão

Além de contar com imagens atrativas, que exponham as características e detalhes dos produtos, é importante que seu e-commerce fique atento aos aspectos técnicos das fotos.

Isso porque ambas as características influenciam diretamente na velocidade de abertura, qualidade de resolução, Bounce Rate e experiência de navegação do seu site.

Garanta que os arquivos equilibrem bem tamanho e resolução, assim, você ficará isento de transtornos que podem prejudicar suas vendas e a percepção do seu e-commerce.

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