Acting, cenário, foco e enquadramento: recursos fundamentais para se criar fotos comerciais de impacto

Em nosso último artigo, explicamos como as ferramentas da comunicação visual podem ser aplicadas às fotografias comerciais, de forma a deixá-las mais atraentes e vendáveis. Abordamos como a luz, as cores, as formas e texturas, quando bem trabalhadas, valorizam uma imagem.

No texto a seguir, continuaremos a pontuar outros aspectos utilizados ao longo da história da arte e da comunicação visual. Dessa vez, a análise gira em torno da atuação (acting), do cenário, foco e enquadramento.

Atuação (acting): como pensar as pessoas na imagem?

Podemos dizer que a iluminação, as cores, texturas e formas criam emoções subjetivas, que podem variar de acordo com a sensibilidade do observador.

No entanto, ao inserir um ser humano no contexto da imagem, a transmissão das emoções almejadas torna-se muito mais direta. Uma pessoa sorrindo jamais será interpretada como alguém triste, por exemplo.

Por isso, ao optar por utilizar modelos em uma foto, é preciso considerá-los como um dos mais importantes elementos da composição visual. Afinal, nosso olhar é imediatamente atraído por rostos humanos.

A maneira como estão posicionados, os gestos, as ações e expressões dos modelos resumem-se no chamado acting – isto é, o que, como e por que eles estão agindo de determinada maneira.

Importante: em fotos comerciais, os modelos também são o “rosto” da marca. Por isso, é preciso que a seleção (casting) seja bem-feita.

Ao optar por utilizar modelos em uma foto, é preciso considerá-los como um dos mais importantes elementos da composição visual

Cenário: o que deve ser considerado?

Em fotografia comercial, o cenário é o espaço de venda no qual o produto estará inserido. Por isso, nada que atrapalhe a comercialização deve estar presente, competindo com o objeto.

Há diversos tipos de cenário, mas, nesta categoria de foto, três são mais comuns.

. Fundo branco: apenas o objeto é destacado, sem que outros elementos influenciem na mensagem visual. São muito usados em e-commerce e em amostras técnicas de produtos.

. Ambiente: se a intenção é não só destacar o produto, mas também apontar quais seus benefícios, é importante que o cenário dê conta dessa contextualização. Elementos simbólicos ou modelos podem ser utilizados.

. Cenário Conceitual: é possível ainda se criar um cenário completamente conceitual, composto por cores, texturas, formas etc. que evoquem características subjetivas do produto.

Em fotografia comercial, o cenário é o espaço de venda no qual o produto estará inserido; por isso, nada que atrapalhe a comercialização deve estar presente, competindo com o objeto

Foco e enquadramento: quais são os ideais?

Tanto o foco, quanto o enquadramento, são ferramentas base de composição de uma imagem.

A função do foco é separar os diferentes elementos e destacar determinadas áreas de uma fotografia. Uma imagem com o fundo completamente desfocado, por exemplo, quer ressaltar o objeto que está em primeiro plano.

Outra cujos elementos estão todos em foco faz o convite para que o espectador observe toda a foto – e capte as emoções e a mensagem a partir do contexto geral.

O enquadramento, por sua vez, é o ponto de partida para a composição geral da imagem.

Assim que você estipula qual será o enquadramento, você seleciona ou não o que fará parte da obra. Além disso, quando se decide de que maneira o assunto é enquadrado, é estabelecido de que direção virá a luz, como os itens estarão posicionados, qual ângulo será clicado, o que aparece e o que fica escondido na imagem etc.

A ferramenta é ainda responsável por separar a imagem em planos, recurso que destaca alguns elementos em função de outros e, com isso, guia o observador pelo espaço em que o objeto principal está situado.

A função do foco é separar os diferentes elementos e destacar determinadas áreas de uma fotografia; já o enquadramento é o ponto de partida para a composição geral da imagem

Conclusão

Conhecer os “ingredientes” da composição visual é essencial para a criação de imagens atraentes, capazes de transmitir emoções diretas ou subjetivas – e uma mensagem verdadeira, correspondente aos objetivos do fotógrafo e/ou da empresa contratante.

Uma foto bem pensada e produzida constrói uma experiência que apela para vários sentidos, não somente a visão. Ela sensibiliza todo nosso ser e, por isso, torna-se um enorme recurso para integrar as demais etapas de comunicação das ações de venda, marketing etc.

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