A Jornada Do Cliente Em Uma Produtora De Fotografia Comercial

Toda produção de conteúdo bem-sucedida passa por uma série de etapas que garantem o maior alinhamento possível para que a execução do projeto aconteça sem surpresas e dentro do cronograma.

Após escolher o fornecedor ideal para a sua demanda, é preciso levantar os dados necessários para a montagem do brief do projeto. Depois disso, é feito o desenho da operação com previsão de entrega e definição de responsabilidades de ambas as partes, a pré-produção do projeto, produção do conteúdo e finalmente, a entrega.

Conheça a seguir como se constrói cada etapa. Boa leitura!

Briefing 

O brief é um documento que contém um desenho prévio do projeto. Ele é fornecido pelo cliente e então é trabalhado em conjunto com a produtora para adquirir todas as informações necessárias para o projeto ser desenhado e a previsão de entrega ser definida.

Confira uma lista de exemplo com informações necessárias para a montagem desse documento. Dependendo do projeto deverão haver mais ou menos informações, ou então de outros tipos:

- Objetivos estratégicos do projeto

- Tipos de imagens a serem produzidas (fotos, vídeos, gifs)

- Onde essas imagens serão veiculadas (e-commerce e marketplaces, sites, mídias sociais, catálogos, materiais impressos)

- Tempo de veiculação e abrangência geográfica

- Quantas imagens serão produzidas no total e por mídia

- Referências visuais de resultados finais esperados, mood, iluminação, composições, palheta de cores e direção de arte em geral

- Referência de espaços externos ou cenografia

- Perfil e quantidade desejada de modelos, referências de acting, maquiagem e figurino

Depois da coleta de todos os dados, os rascunhos das imagens ou vídeos finais podem ser feitos e aprovados para a fase de produção se iniciar. Caso o contratante trabalhe com uma agência de comunicação, a produção do brief poderá ser realizada por ela.

Durante a aprovação dos layouts, é comum haverem mais negociações e inclusão ou retirada de custos e serviços para atender a visão criativa do projeto ou adequar a produção à verba.


Pré-produção

Com os layouts prontos e aprovados, entramos na etapa de pré-produção.

Aqui, serão selecionados os modelos, maquiadores, produtores de moda, figurino, locais a serem utilizados, objetos de cena e todos os profissionais que farão parte da equipe técnica.

Esse processo pode levar de alguns dias a algumas semanas, variando de acordo com o tamanho e complexidade do projeto.

Durante a pré-produção também é realizado o desenho da operação. Dados como horário de início da diária, equipamentos necessários e sua logística, a ordem em que cada imagem será produzida e tudo mais que tiver a ver com o que deverá acontecer na diária (ou diárias).

Vale considerar que trabalhos que precisam de menos equipe, como fotos para e-commerce, por exemplo, exigirão menos esforço de produção.

Certas demandas precisarão do envolvimento direto do cliente, como em trabalhos em que a produção deve ser realizada em um centro de distribuição, por exemplo. Num caso desses, é necessário que um espaço seja alocado para a montagem de sets, que os equipamentos cheguem antes, cadastro e onboarding dos fornecedores, mobilização de equipe para separação de itens e o que mais for necessário.

Execução

Com a pré-produção e o mapa da diária prontos, o próximo passo é o recebimento de itens e materiais do cliente, a preparação dos sets e, sempre que for possível, a produção de amostras para aprovação.

A presença do cliente é regra em serviços de custos maiores. Em serviços menores, embora essa presença seja ideal, é possível acompanhar a diária via link tanto para estar em contato com a equipe quanto para aprovar as imagens à medida que são produzidas.

Assim que as diárias se encerram, as imagens passam por uma filtragem e preparação para envio e aprovação. Fotografias são reveladas e filmes recebem os primeiros cortes e montagem, para então receberem feedback sobre pontos de atenção e solicitações de alterações.

Em certos casos são necessárias algumas rodadas de alterações até a aprovação final..

Entrega e Pagamento

Aprovadas as imagens, todos os arquivos são exportados para formatos e tamanhos corretos para cada mídia, organizados por grupos. Arquivos guardados em servidores virtuais podem ficar disponíveis por um tempo-pré determinado.

Os arquivos podem ser entregues por um servidor virtual, mas se o conjunto de entregáveis juntos ficarem grandes demais para serem baixados (ou se o cliente preferir) eles podem ser salvos em uma mídia física, também.

Em relação ao pagamento, normalmente um percentual do orçamento é pago antes da pré-produção para cobrir os custos dessa etapa e o restante em uma data combinada após a aprovação final dos arquivos. Os formatos mais comuns de pagamento são depósito em conta e boleto, mas de acordo com o porte do cliente outras formas podem ser utilizadas.


Planejamento de longo prazo e seus benefícios

Com o conhecimento dos processos e planejamento de longo prazo da sua produção de conteúdo é possível desenhar de forma eficiente o consumo da sua verba ao longo do ano, negociando com os fornecedores de imagem.

É importante salientar que os maiores custos de um orçamento estão relacionados não à captação e finalização das imagens, mas sim a todos os outros profissionais envolvidos na produção de cenografia, modelos, maquiadores, stylists, produtores de locação, cada um com seus assistentes e equipe.

Normalmente, no mercado criativo a maioria dos profissionais são autônomos e sofrem com falta de previsibilidade de vendas. É nesse ponto que as maiores economias podem ser feitas, pois apresentar um calendário de produções de longa duração tem muito valor para esse perfil, abrindo possibilidade de negociações positivas para todas as partes envolvidas.

Conclusão

Conhecer o caminho percorrido para a produção de conteúdo garante que clientes consigam se comunicar com fornecedores de forma certeira, resultando em projetos que se desenvolvem sem intercorrências, dentro dos prazos e com qualidade esperada, resultando numa maior conversão em vendas, com redução no custo total da cadeia de marketing e logística.

Caio Costa