Marketing digital e fotografia: os principais canais para utilizar conteúdo visual

Dentre as responsabilidades de um bom conteúdo visual de marca, estão a construção da percepção de qualidade, de valor e de preço que ela deseja transmitir aos seus consumidores, concorrentes e demais interessados.

Para se criar essas percepções positivas, é preciso que alguns pontos sejam reforçados por meio de aspectos estéticos e conceituais. Essas medidas, em conjunto com as atividades de marketing e vendas, projetam o que é a marca para o mercado.

Mas, onde essa bagagem visual deve ser utilizada? Neste artigo, citamos alguns espaços digitais onde tal suporte deve estar presente e em diálogo contínuo entre si.

WhatsApp

O WhatsApp é a ferramenta mais utilizada no Brasil para a conversa entre pessoas e empresas. 

De acordo com o E-commerce Brasil, 92% das empresas utilizam o aplicativo no nosso país, por isso é um canal essencial 

A função de catálogos do WhatsApp Business é um ótimo espaço para exibir todos os seus produtos e informar seus clientes de forma prática e sem barreiras. Também é um ótimo canal, por exemplo, para o envio de vídeos de apresentação e demonstração de itens. 

O ideal é que as imagens veiculadas pelo WhatsApp sejam fotos simples, humanizadas, ambientadas, se possível com o uso de modelos. Vídeos com demonstrações do produto, com ou sem o uso de pessoas, também são recomendados.

Sites institucionais

Páginas institucionais utilizam conteúdo visual para criar ou reforçar imagens mentais no visitante, bem como para dar mais emoção à apresentação da marca – seja retratando colaboradores, processos produtivos, espaços da empresa etc.

Em geral, conteúdos para esse tipo de canal incluem retratos, fotos de ambientes, imagens corporativas e as chamadas fotos de lifestyle, ou seja, fotos que mostram o estilo de vida do local.

E-commerces e Marketplaces

Para dar conta de expor tudo o que uma loja física oferece, os e-commerces e marketplaces dependem integralmente das imagens. São elas que irão transmitir sensações, valores da marca e do produto – e, claro, influenciar na decisão de compra dos visitantes.

Assim, as imagens, sejam elas fotos ou vídeos, devem ser pensadas em diferentes formatos, pois um comércio online em geral contém diversos elementos, tais como banners, pop-ups, páginas exclusivas dos produtos, sem falar todos os outros recursos de nutrição e recuperação de clientes.

Os conteúdos indicados são: fotos simples de produtos, ambientadas, humanizadas, 360 graus, fotos publicitárias de produtos e modelos, vídeos de apresentação, além de vídeos demonstrativos e conceituais.

Mídias sociais

As marcas devem obrigatoriamente estar nas redes sociais. Afinal, é por meio delas que muitas vezes os consumidores tomam conhecimento da própria empresa, das ações que ela promove, das novidades, entre outras funções. As redes sociais são ótimas para se manter um relacionamento constante com uma base fortalecida de clientes.

Por isso, nelas é essencial um trabalho de produção de conteúdo visual individualizado, capaz de comunicar adequadamente com os seguidores – e de entregar valor suficiente para que eles se tornem fãs e avancem na jornada de compra.

Além disso, o serviço de anúncios (campanhas pagas) das redes sociais é fundamental para a geração de novos clientes.

Dessa maneira, recomendamos que elas apresentem retratos da equipe, fotos de espaços de trabalho e dos processos produtivos, fotos simples de produto, ambientadas, humanizadas, bem como fotos publicitárias de produtos e modelos, vídeos demonstrativos e de apresentação.

Marketing direto

Ações de marketing direto, em especial no ambiente digital, necessariamente precisam de algum suporte visual.

Fotos e vídeos serão usados em praticamente todos os canais desse grupo de ações, seja em apresentações, folders, panfletos, catálogos, landing pages, e-mail marketing, sites.

Para esse tipo de conteúdo, a personalização também é tão importante quanto nas mídias sociais, a fim de reforçar valores e o posicionamento de cada marca.

Nesse tipo de canal, recomenda-se a utilização de retratos de equipe, fotos de espaço de trabalho e processos produtivos, fotos simples de produtos, ambientadas e humanizadas. Fotos publicitárias de produtos e modelos, além de vídeos demonstrativos e de apresentação também são bem-vindos.

Anúncios

Não tem jeito: os anúncios são os mais certeiros para assegurar o direcionamento adequado da marca, com geração de tráfego e aumento das chances de vendas.

Neles, as imagens, em conjunto com os recursos de design, devem gerar impacto suficiente para cativar o cliente em ambientes concorridos – nos quais todos vão disputar o mesmo prêmio: a atenção do usuário.

Todas as plataformas de anúncios aceitam vídeos e fotos. Mas, lembre-se: vídeos tem um custo de produção mais alto, mesmo os que são criados a partir de fotos.

Confira alguns exemplos.

. Meta: empresa que engloba o Facebook e o Instagram e, por isso, aceita fotos e vídeos que podem ser utilizados no feed e nos stories de ambas as redes sociais. A Meta também oferece campanhas de remarketing, cujos criativos devem ser diferentes dos usados nas campanhas de ativação.

. Google: aceita fotos e vídeos em campanhas dentro de sua própria rede – Gmail, Google Maps, Google Shopping, YouTube –, bem como em milhares de sites parceiros. Além disso, no YouTube, além de serem exibidos anúncios nos resultados de busca e nas recomendações, anúncios de vídeo podem ser veiculados antes, no meio e entre os vídeos visitados.

. TikTok: a plataforma trabalha tanto vídeos, quanto fotos no feed – embora os vídeos sejam o formato ideal para esse canal. As operações de publicidade são recentes no TikTok, por isso, os custos para se fazer anúncios são atraentes e convidativos.

. Pinterest: também começou recentemente a oferecer anúncios, tanto em vídeos, como em fotos – que aparecem no feed dos usuários. O Pinterest é uma rede que os usuários consultam a fim de se inspirar. Por isso, os anúncios surgem num momento anterior à fase de consideração de compra; isso faz com que as marcas se posicionem de forma estratégica, aumentando as chances de venda futura.

. Spotify: os anúncios também começaram há pouco tempo na plataforma. Nela, é possível fazê-los por áudio (claro), mas também por foto ou vídeo. Estes são exibidos somente quando os usuários estão interagindo de forma ativa com o Spotify. Uma das vantagens é que nesse canal é possível segmentar o público de maneiras bastante particulares, selecionando usuários fãs de um estilo musical específico ou de determinado estilo de podcast.

. Native Ads: neles, anúncios em foto ou vídeo aparecem em sites de conteúdo editorial dos mais variados tipos. Por isso, são um ótimo meio para gerar alcance, reconhecimento e, claro, vendas. Outra vantagem: são menos invasivos e aparecem em conteúdos relacionados ao seu mercado ou negócio. No Brasil, algumas opções deste tipo de mídia são: Taboola, Uol Ads e Outbrain.

Outro ponto que precisa ser destacado é que o mercado de anúncios é sempre dinâmico e, de tempos em tempos, surge com alguma novidade. Ultimamente, por exemplo, importantes players passaram a oferecer o serviço, como a Amazon, Walmart e a Netflix.

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Caio Costa