Conheça os diferentes modos de produção de fotografia

Se você vende pela internet, cedo ou tarde você vai ter que profissionalizar as imagens do seu e-commerce. Afinal, sua empresa vai crescer e, a partir de um certo patamar, a demanda de conteúdo visual vai ser intensa – e o público vai exigir cada vez mais qualidade.

O poder de comunicação das imagens na esfera virtual é muito grande: são elas que convencem os clientes de que determinado produto é “para eles”. 

“Além disso, fotos de produtos em alta qualidade têm uma chance 40% maior de serem compartilhadas organicamente nas redes sociais”, explica a diretora de fotografia de moda e sócia da Snapcomm, Vivi Gondek.

Assim, a partir de informações coletadas com os nossos clientes de médio e grande porte, bem como respaldada em nossa experiência e base própria de dados, elaboramos este artigo para explicar quais são os diferentes modos de produção de fotografia – e qual o ideal segundo o estágio de maturidade do seu negócio.

Produção de fotos para as mídias sociais da Santa Lolla

Produção de fotos para as mídias sociais da Santa Lolla

Autoconhecimento

Antes, recomendamos que você faça a si mesmo as seguintes perguntas. Desta maneira, você é capaz de mensurar quais são as reais necessidades de comunicação da sua empresa.

. O conteúdo visual já ocupa uma função estratégica em seu negócio?

. Qual o prazo de entrega ideal para que você receba os arquivos de fotografia finalizados? Em termo técnico, qual o seu lead time?

. Existe um mapa de uso das imagens dentro da sua empresa? Isto é, você sabe para que, onde, como etc. as fotografias serão utilizadas?

. Quantas sessões por trimestre são adequadas para a produção de conteúdo?

Diferenças entre os provedores de fotografia

Com as respostas prontas, é hora de conhecer de que maneira as imagens podem ser feitas para o varejo. Há no mercado basicamente três tipos de produção fotográfica: fotógrafos independentes (freelancers), estúdio internalizado e o estúdio full service.

Cada um deles têm prós e contras. Por isso, é preciso refletir bem e decidir qual atenderá melhor suas necessidades.

Freelancers

Em geral, são generalistas, ou seja: oferecem uma variedade ampla de serviços – da cobertura de aniversários e casamentos a fotos de arquitetura. Trabalham por contra própria, em casa, ou dividem um estúdio com outros profissionais do ramo.

Prós: a maioria dos fotógrafos é freelancer, assim, as opções disponíveis serão muitas; a negociação de valores pode ser mais fácil; os obstáculos com logística, comunicação e transporte tendem a ser menores.

Contras: não são todos os freelancers que possuem experiência com fotos comerciais, por isso, procure bem!; a infraestrutura oferecida por esses profissionais pode não ser a mais profissional; como trabalham sozinhos, geralmente se ocupam de todas as etapas do processo – o que pode acarretar atrasos.

Estúdio Internalizado

Internalizar a produção de imagens é a melhor opção se o seu fluxo de novos produtos é intenso e sua empresa precisa de muito conteúdo todos os dias. Com equipe e equipamentos próprios, é mais simples padronizar resultados e dar velocidade às ações de marketing e vendas.

Prós: produção de conteúdo à vontade e sem restrições; controle completo de qualidade; equipe especializada à sua disposição; opção de manter a infraestrutura interna e terceirizar a operação.

Contras: alto investimento com implantação do estúdio; custos fixos elevados com equipe dedicada e manutenção do espaço e dos equipamentos; ocupação permanente de pelo menos 100 m² de imóvel para a operação.

Estúdio Full Service

Um provedor de fotografia full service faz sentido se a demanda da sua empresa for regular: algumas sessões por mês, ou mensal, ou bimestral, ou com serviços pontuais ao longo do ano. Há ainda demandas especiais, como uma janela de produção apertada para se produzir muitas imagens, por exemplo.

Os estúdios full service geralmente lembram agências de publicidade e são capazes de oferecer uma gama completa de serviços, ao mesmo tempo em que lidam com projetos maiores com facilidade.

Elas não são tão comuns quanto os fotógrafos freelancers. Por isso, talvez seja difícil encontrar alguma em sua cidade, principalmente se ela for de pequeno porte.

Prós: execução completamente profissional, com estúdio, equipamentos e softwares adequados; soluções especiais de produtividade e entrega; capacidade em lidar com a logística de envio e armazenamento de itens; operam estúdios in-house com os mesmos resultados de uma equipe permanente.

Contras: se o estúdio não estiver em sua cidade ou região, os custos de logística aumentam; negociação com valores expressivos e atreladas a contratos de médio e longo prazo; o know-how de produção do conteúdo de sua empresa irá pertencer a terceiros.

Cada tipo de foto (para mídias sociais, still ou com modelo) envolve uma equipe diferente

Cada tipo de foto (para mídias sociais, still ou com modelo) envolve uma equipe diferente

Escolha

Nenhuma das alternativas que apresentamos neste artigo estão relacionadas ao custo da fotografia em si, mas sim ao atendimento mais adequado às suas necessidades como cliente.

Pode acontecer de você ter demandas mistas, cujas características misturem qualquer um dos três tipos de serviço. Se for o caso, entre em contato com fornecedores diferentes para ouvir ideias e soluções customizadas.

Você pode pensar em recorrer a agências de publicidade. No entanto, o que elas fazem é subcontratar um profissional autônomo ou um estúdio.

Contato

Ficou ainda com alguma dúvida sobre o assunto? Não se preocupe: entre em contato e atenderemos você com todo prazer. Sinta-se à vontade para conhecer as soluções da Snapcomm para o seu negócio.